Uma questão bastante polêmica envolve as redes sociais. Não é novidade para ninguém que diversos crimes são cometidos através da internet. A utilização dos sites de relacionamento para assediar menores, para obter informações a respeito da vida pessoal de usuários entre diversos outros, é bastante comum em várias partes do mundo.
Isso dá espaço para uma discussão baseada na responsabilidade que o meio tem nas ações praticadas por seus usuários. Há quem seja muito radical e diga que as redes sociais devem ser extintas, pois geram muitas possibilidades aos mal intencionados. Outros, até tentam culpar criminalmente os sites de relacionamento pelos crimes cometidos por usuários!
Nos EUA, há um caso muito recente de brigas judiciais entre pais de usuários e a rede My Space. A acusação era de que o MySpace não implementou os softwares de verificação de idades disponíveis nem ajustou o padrão de segurança nos perfis das meninas para "particular". Elas teriam sido "assediadas" por um outro usuário. Mas o tribunal de Los Angeles considerou que uma seção da legislação que trata do assunto, chamada Communications Decency Act, deixa os portais de internet imunes contra as alegações das garotas de negligência e de responsabilidade com o produto.
De fato, as redes sociais dão abertura a esse tipo de comportamento criminoso. É um local onde qualquer mentira pode ser incorporada e onde há uma vasta lista de informações a respeito de usuários.
E então, As Redes Sociais devem ter responsabilidade sobre os atos de seus usuários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário